Porque é que muda a hora?


Mais um ano que mudava a hora e eu continuava sem perceber este fenómeno, a que toda a gente adere sem qualquer questão. A mim chateia-me imenso porque tenho de alterar a hora numa data de aparelhos e não vejo grande objectivo nisso. Sempre tinha ouvido dizer "ah e tal é para as pessoas não se levantarem de noite no inverno", ao que eu reagia "o quê?". Mas a verdade é que é mais ou menos isso mesmo. Fui investigar e descobri este texto:
"Muita gente desconhece o motivo da existência de Horário de Verão e do Horário de Inverno. Foi decretado, por convenção, que os países tivessem horário de Verão diferente do horário de Inverno, no interesse, essencialmente, dos países nórdicos, de modo a terem mais tempo útil diurno. Deste modo, no último domingo de Março adiantam-se os relógios uma hora e no último domingo de Outubro atrasam-se uma hora. Foram realizados estudos em relação às consequências nos portugueses. Em termos económico-sociais não se obtém qualquer vantagem ou desvantagem. "
Tempo útil diurno? O tempo nocturno é inútil? Eu não sou lá muito produtiva pela manhã, por exemplo. Mas pronto. Não sei quem é que inventou que a "hora tinha que mudar" e muito menos como é que convenceu o mundo todo a ir na conversa.

3 candies:

  1. eu ouvi dizer que tinha algo a ver com poupança de energia.
    entretanto vi o teu post e fiz uma pesquisa - não há nada como o nosso querido google - http://www.webexhibits.org/daylightsaving/b.html

    ReplyDelete
  2. Não sabia, mas é belo. Também fico toda trocada :|

    ReplyDelete
  3. Isto só contribui é para eu me descontrolar toda é o que é!

    ReplyDelete