Nunca costumo comentar nada de que não goste. Sempre achei que não era de bom tom, se não se gosta, não se diz nada ou então diz-se pessoalmente.
Também não costumo comentar galas do género, mas os Globos de Ouro acabaram comigo ontem à noite e tenho mesmo de proferir uma opiniãozeca.
Não é novidade nenhuma que os prémios sempre foram dados por interesse do canal e da revista que está por trás da gala. A música dos Amor Electro ganhou? Que estranho, não passa 3789 vezes por dia na novela da sic nem nada. O prémio mérito foi para o chefinho? Ninguém estava à espera disto.

E quando a área não tem muita influência do canal, os votos são completamente random. Os modelos são sempre os mesmos nomeados e os estilistas também, vai ganhando um cada ano, para não parecer mal.

É muito triste a Júlia Pinheiro ser a diretora e ter ido com o cinto mal posto no jumpsuit, é triste as irmãs do Cristiano irem vestidas à acompanhantes de luxo, é triste a actriz brasileira Lilía Cabral ter sido obrigada a ir (e depois vai contar estas tristezas lá no Brasil, para pensarem ainda mais bem de nós). É triste a Bárbara enganar-se a dizer montes de palavras, é triste o Jorge Palma estar sempre em grandes níveis de alcoolismo e toda a gente fingir que é normal.

O que mais me entristece para além disto tudo, é que no meio deste evento de aparências e gente mal vestida, há definitivamente bons talentos. Na minha opinião deveria haver uma gala, que efetivamente premiasse o que de melhor se faz em Portugal e não o que fica bem premiar.
Na terra, onde só se dá valor ao Cristiano Ronaldo, há muitos desportos niglegenciados, que se esforçam por levar o nome do país lá fora. Conseguem um quarto do jornal num dia de sorte.
Há muito mais arte do que se espelha ali e meus senhores, aquilo não foi de longe nem de perto, o melhor de 2011, qualquer pessoa sabe isso.
Na música ainda é mais escandaloso. Ninguém sabe quem é a Márcia e o JP Simões e ninguém sabe nenhuma música do Jorge Palma ou do Sérgio Godinho ( não me venham com coisas, cantem lá uma vá!). Só para dar um exemplo, os Buraka Som Sistema, andam pelo mundo a fazer concertos, são convidados para os melhores festivais pela inovação e mistura de sons, pela sonoridade fresh e cool. E cá, são só mais uns.

Dá vontade de rir e de chorar. Portugal só se sabe queixar dos maus e nem vê que temos cá muitos bons. Mas quando o país acordar, já os bons desistiram ou foram para outras paragens, onde os vêem como eles são.


12 candies:

  1. Por partes. Do Jorge Palma perdou-lhe a bebedeira pela genialidade (talvez os outros o façam)! Dos globos de ouro são feito pela SIC para a SIC! Do restante - JP Simoes. Jorge Palma, ... pena de quem não conhece! Pena de quem apenas vê o que as massas lhe dão. Mas é uma escolha e cada um sabe de si (menos as ronaldas que já deviam vestir-se bem melhor ahahahh);)

    ReplyDelete
  2. Aqui está uma critica deveras construtiva :)

    Aplausos!

    xoxo*
    IV

    ReplyDelete
  3. sinceramnt desisti dos globos depois da entrega da area do cinema pq 1. são mt booring, é pra encher saco já que vão os sinhores dizer lá acima 'o premio vai pra' e tchau, sem o minimo de entertainmtn.
    2. ninguém aguenta o nome que deveria desde sempre ser GALA SIC. Não lho critico dar relevancia a quem do canal pq é o canal q organiza ( e a CARAS que a Bá tão bem fala logo no inicio pra ir ver os modelitos) mas podem bem dar outro nome à coisa.

    óspois quanto aos sinhores da musica...bom! há mais vida pr'além dos amor electro mas caimos no mesmo problema do paragrafo acima.

    já qt às ronaldas, vale tudo pra serem faladas pr'alem das chuteiras do irmao.

    ReplyDelete
  4. Muito bom! Concordo com tudo, especialmente com o mediatismo que dão ao futebol! Neste país quando se fala em desporto: futebol. Mas há tantos tantos...para mim, bem melhores que o futebol. Mas isto sou só eu a pensar. Cá para mim...Portugal quer continuar com a "tradição" (futebol,Jorge Palma, Sérgio Godinho, e podia ficar aqui o resto da tarde..)...
    beijinhos***
    :)

    ReplyDelete
  5. Aconselho-te a opinar mais vezes sobre o negativo das coisas Inês. Eu acho que se deve falar sim, não concordo contigo que seja de mau tom. Desde que haja maneira de dizer as coisas, temos de dizer o bom e o mau.
    Mas digo isto, porque adorei o que escreveste, faz todo o sentido!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. gostei muito de ler a tua opinião. tão verdade. eu não vejo, apenas sei das coisas pelo facebook, mas continuo a crer que tens toda a razão, em Portugal não se dá valor ao bom, mas ao que está à mão.


    2 GIVEAWAYS – Romwe $80 voucher + bracelet
    My Fashion Insider

    ReplyDelete
  7. Acho que a tua opinião é muito (e sublinho o muito) válida, de facto! Principalmente a parte de serem sempre os mesmos nomeados e/ou vencedores. Mas enfim, a gala é da Sic, e basicamente nomeia que lhe "dá na telha"! :D

    ReplyDelete
  8. Eu acho sinceramente que a falta de entusiasmo com que a "gala" é apresentada diz tudo. É um frete enorme para quem assiste (nomeados ou não), para quem apresenta e uma afronta para o trabalho que é realmente bom em Portugal. Quanto ao Jorge Palma, não é a primeira vez ... e como tal penso que a organização do evento devia de pensar em subtilmente não o convidar a actuar e colocar outra pessoa a receber o prémio em nome dele, e na minha opinião até foi um prémio merecido. Concluindo, não sei se toda a gente concorda, mas até é bom que os grandes profissionais não sejam de todo associados a evento tão mal organizado e fingido. Só que infelizmente ... continuam a ser os "maus" a terem visibilidade.

    ReplyDelete
  9. Concordo imenso com o que disseste! Infelizmente cá são vangloriados sempre os mesmos...
    Gostei do novo look do teu blog :)

    ReplyDelete
  10. Nex concordo a 100%, ainda no outro dia comentava isso devido ao programa da TVI de imitações, parece que em Portugal já não existem artistas com valor, aceitam qualquer coisa só para aparecer, fazem umas figuras péssimas, cantam muito mal, não são completos, empenhados e perfeccionistas. A TV em Portugal tem de sofrer uma mudança.

    ReplyDelete