Existem vários tipos de malas, isso é universal. Desde clutch a tote, a tira colo a mala de viagem. O que eu não percebo é a diferença entre mala e carteira. Porque desde que sou pequenina, que carteira é onde meto os documentos e as moedinhas. Mas há muita gente que tende a dizer "vou pousar aqui a carteira", quando têm uma mala enorme nas mãos ou mesmo sitíos como a Loja das Meias (onde as senhoras são umas queridas) dizem "quer ver a carteira Dior"?.
Trabalho com roupa e mesmo assim sinto-me nesta ignorância, visto que nem o google me sabe explicar a diferença.

6 candies:

  1. Eu também uso mala/carteira com os mesmos significados que tu e já apanhei uma ou outra pessoa a torcer o nariz. Aqui explicam a coisa. Pelos vistos não estamos erradas, mas as chamadas «malas de toilette» (não necessariamente clutches, porque as há com tiras e alças) também podem ser chamadas de carteiras.

    ReplyDelete
  2. Carteira é para as moedas e documentos, tenho dito! Malas é onde vai a carteira! =)

    ReplyDelete
  3. eu estou contigo, carteira é para os documentos e a mala é a que leva a carteira e o resto das coisinhas :) *

    ReplyDelete
  4. eu acho que é mesmo do hábito... aqui chamo-lhe as duas coisas porque mo porto a maioria das pessoas chama carteira e mala é para viajem... também concordo que devia ser carteira para documentos. lolol

    que dilema!

    *

    ReplyDelete
  5. Ohh ainda bem que falas nisto. Vou tentar explicar como aprendi.
    Primeiro, devo dizer que a minha confusão só começou quando vim para Lisboa. No Porto chamamos "carteira" ao que em Lisboa chamam de "mala". Mas aqui no estágio, se estou a escrever uma notícia de handbags Longchamp, por exemplo, não lhes posso chamar malas a não ser que sejam se viagem. Se não for para viajar são carteiras. E pronto. É esse o termo correcto. Às vezes digo/escrevo mala fora do estágio que é para as pessoas (cá de Lisboa, pelo menos) me entenderem. Senão acham que estou a falar do sítio onde enfiamos as notas, cartões, moedas e documentos (às vezes os talões, não é verdade?). Quanto a esse, também é carteira. Ou então porta-moedas se for realmente só para moedas. Eu ando com os 2: uma carteira e um porta-moedas. Ambos da Hello Kitty. :x
    *

    ReplyDelete
  6. Eu sempre aprendi a chamar carteira à "bolsa" que transportamos e que mala era apenas as malas que utilizamos quando viajamos.
    De resto, onde pomos as moedas, cartões e afins também chamo de carteira ou porta-moedas. E pelo menos até agora, nunca ninguem se confundiu quando eu os menciono.

    kiss

    ReplyDelete